terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Breve Simbolismo de um Templo Rosacruz, AMORC


O interior de um Templo Rosacruz, a réplica do corpo físico do homem, do mundo, e do próprio Universo; o material e o imaterial - com a suas quatro estações representando os quatro esteios do mundo e também os pontos cardeais .

Como todo templo Iniciático, um lugar de trabalho, reverência e adoração.

O Leste é o primeiro ponto do horizonte, o lugar ocupado pelo mestre e de onde provém a Luz Maior. De lá se irradia a Glória de Deus, e de onde todos os irmãos e irmãs buscam a iluminação.

A Estação Sul, à direita (na foto), é ocupada pelo oficial que representa Deus no seu Templo, o lugar onde simbolicamente brilha a Luz na sua máxima intensidade. De lá partem as preces e sagradas bênçãos do Serviço Rosacruz, por Deus e pelo Homem.

A estação Oeste (não visível na foto), é onde o sol da vida lentamente se abandona ao término da sua jornada, o local onde a oficial ritualístico que o ocupa simboliza a Mãe da Loja - a mãe espiritual de todos os membros da Fraternidade.

À esquerda, situa-se a estação Norte onde o Sol não lança a sua luz. É, simbolicamente, um lugar das trevas por onde penetram os neófitos em busca da Iniciação.

Ao centro, vemos o Quinto Ponto da Loja, o lugar onde todas as linhas se cruzam, o altar triangular denominado Shekinah (a Rosa da Cruz), onde brilham as três chamas, sempre mantidas acesas pelas vestais do Templo, e que maravilhosamente simbolizam as pontas do Sagrado Triângulo Rosacruz - LUZ, VIDA e AMOR.