segunda-feira, 15 de junho de 2009

A ORDEM DO LÍRIO E DA ÁGUIA



A Ordem do Lírio e da Águia (Ordem) é um movimento espiritual livre e independente, de uma natureza mística e filosófica prática, e é de origem Rosacruciana Oriental.Foi fundada no Cairo, Egito, em 1915 por Maria Routchine Dupré, uma Francesa vinda de Odessa, Rússia, com o apoio de Demetrius Semelas, um Grego vindo de Sylivria, Turquia, ambos eram Mestres Rosacrucianos.


Depois do falecimento de sua Fundadora em 1918, Demetrius incumbiu-se da liderança da Ordem, que ele reconstituiu em 1919.A Visão da Ordem é estabelecer:


AMOR e RECIPROCIDADE na HUMANIDADE


Sua Missão será cumprida pela realização de seus três objetivos fundamentais, que, declarados em poucas palavras, visam promover:


1. A instrução individual de seus membros a fim de que eles possam criar uma personalidade livre e independente.


2. A Caridade Universal, material, emocional e espiritual, que seus membros, tanto individualmente e coletivamente, executam habilmente e sem discriminação para o benefício de todos aqueles em necessidade.


3. O estudo, o desenvolvimento e a disseminação de um natural e são Código Universal de princípios, capaz de ser implementado em uma sociedade humana exemplar.De acordo com a concepção e a vontade de seus Fundadores, a Ordem é organizada e dirigida sob o modelo de Ordens de Cavalaria por uma hierarquia de funções e posições, correspondendo às etapas da evolução espiritual humana.


Fundamentada em uma concepção singular de seus Fundadores, a Ordem proporciona aos seus membros ensinamentos para o desenvolvimento de sua personalidade, de modo que através da implementação destes ensinamentos eles possam tornar-se uma fonte de equilíbrio, de felicidade e de progresso para eles próprios e para a sociedade.


A Ordem tem como seus Emblemas o Lírio e a Águia, símbolos sagrados do Amor Cósmico e Sabedoria, respectivamente. Cada membro da Ordem incumbi-se de desenvolver constantemente estas elevadíssimas Virtudes de Amor e Sabedoria, ao mesmo tempo com seus derivados múltiplos, e os implementam consistentemente em suas vidas pessoais e sociais.


A Ordem preza pela disseminação de seus princípios no exemplo pessoal de cada membro, que deve ser caracterizado pelas boas ações, uma sincera busca pela Verdade, e deve ser livre de todo o preconceito, dogma, fanatismo e parcialidade.


Deve ser salientado que a Ordem nem desencoraja de seguir e certamente nem estimula seus membros de seguirem alguma religião em particular ou seita, grupo financeiro, partido político, movimento ou ideologia. Reconhece-se o direito e o dever fundamental de todos os povos de venerar o único Deus verdadeiro, livremente e sem influências, em qualquer forma que eles possam escolher. Ao mesmo tempo, espera-se que seus membros cumpram todas as suas obrigações legais e sociais.


Conseqüentemente, qualquer pessoa pode tornar-se um membro da Ordem, independentemente do sexo, da raça, da nacionalidade, da religião, do status social ou financeiro, desde que:


1. Seja honesta e sincera

2. Deseje alcançar a perfeição moral e intelectual

3. Deseje ajudar aos seus semelhantes de todas as maneiras legais e morais

4. Seja adulta ou tenha o consentimento de seus pais/tutores.


Qualquer pessoa interessada em tornar-se um membro da Ordem e que cumpra os pré-requisitos acima pode entrar em contato com a Administração da Ordem para obter mais informações detalhadas (admin@eon.gr).


Desde 1951, a sede da Ordem foi transferida para Atenas, Grécia, onde se opera agora. A Ordem está representada legalmente no mundo inteiro pela organização sem fins lucrativos “A SOCIEDADE FILOSÓFICA DA ORDEM DO LÍRIO E DA ÁGUIA” enquanto que os meios para a realização de seus objetivos derivam exclusivamente de contribuições de seus membros.


Finalmente, deve-se notar particularmente que a Ordem, embora universal, é única e é dirigida por uma única Liderança, indicada de cada vez, seguindo uma sucessão estrita, de acordo com sua Carta Constitucional (1919). Conseqüentemente, nem reconhece nem tem alguma ligação qualquer com quaisquer imitações que possam existir.


Da Liderança da Ordem do Lírio e da Águia

Atenas, Janeiro de 2006