quinta-feira, 8 de abril de 2010

O PANTÁCULO




A Cabala fonética que autoriza a mudar as vogais permitia ocultar aos olhos do profano a verdadeira natureza dos símbolos dos iniciados.

Também, numerosos Martinistas, para despistar curiosos, empregavam freqüentemente em seus escritos o termo "pentáculo" com um "e” no lugar de "a". Podemos observar que estas duas ortografias implicam compreensões muito diferentes, a primeira está muito distante do significado profundo de nosso símbolo.

Sem dúvida é a uma ortografia diferente que convém relacionar a palavra "Pantáculo" que se escreve com "a". Neste caso provém do grego "Panta", que significa "o todo". Segundo o Martinista Adolphe Desbarolles, "Pantáculo" provém de "Pantaculum", que significa "o que contém todas as coisas”.


Segundo Papus, o Pantáculo é um esquema do todo e resume em um único símbolo um número de conhecimentos relacionados com as leis e princípios que regem o universo. Para Stanislas de Guaita, um Pantáculo é o resumo hieroglífico de toda uma doutrina. Não encontraremos esta palavra nos dicionários comuns, já que se trata de neologismo próprio da Tradição Martinista.


- AMORC-GLP