quarta-feira, 14 de abril de 2010

PAZ PROFUNDA



PAZ PROFUNDA

Os buscadores iniciados nos mistérios da Ordem Rosacruz deparam-se, desde o início ou até mesmo antes de adentrarem à Senda Rosacruciana, com a frase: "A Paz Profunda", seja em suas monografias - onde o Mestre da Classe sempre as finaliza com "Com meus melhores de votos de Paz Profunda", seja ao entrar em contato com Frateres e Sorores (irmãos e irmãs) nomundo inteiro. Contudo, Paz Profunda não é apenas uma saudação, uma expressão, (ao menos não deve ser visto apenas como uma), usada por nós - Rosacruzes. 
Cabe ressaltar que a Antiga e Mística Ordem Rosacruz (AMORC) é antes de tudo uma Escola de Luz, na qual os estudantes têm a oportunidade de se libertarem das trevas da ignorância e da superstição, com isso escapando ao jugo dos manipuladores de massas e opressores de todas as formas de expressão voltadas para o bem-estar geral, que se sublima, individualmente, na Paz Profunda, o estado almejado pelos Rosacruzes. 

A Paz Profunda é o estado físico, mental e psíquico absolutamente harmônico, no qual a Lei da Dualidade já não pode se manifestar. Este estado configura o cerne das egrégoras da Ordem Rosacruz e de outras organizações fraternais empenhadas na evolução consciente, na expansão gradativa do poder de compreensão da verdadeira (e oculta) natureza da Luz, pois a Luz não veio das trevas, ela é um atributo do ser, pairando acima do reino da dualidade, longe do bem e do mal.
A Paz Profunda consiste no estado desejado por todos nós - estudantes Rosacruzes, e é a condição em que vivem os Mestres Ascensionados da Ordem Rosacruz Invisível (a Ordem Rosacruz Eterna, invisível - emanada continuamente pela Grande Fraternidade Branca, ligada deretamente à Grande Consciência Cósmica). Além disso, a Paz Profunda é o maior bem que pode ser alcançado por um místico, seja na vida dentro de seu corpo físico, seja na vida fora dele, é uma condição excelsa, um nível de autoconsciência sutil e ao mesmo tempo profundo - que não tem tempo nem espaço - que nele se confundem, criando círculos concêntricos de vibrações que atravessam todas os Planos da existência, acalenta e consola todos os seres, tirando-os - nem que seja momentâneamente - da aflição peculiar à matéria, na qual possam estar penando.

A Paz Profunda é a sensação nítida e inequívoca, a certeza absoluta, de se estar uno com o Todo, e saber que o Todo é uma grande Luz Eterna que não pode ser maculada por nada e que está em nós (no Deus de nosso coração). É um estado de consciência atingido mediante a abertura de portas de percepção para o Nirvana, para a Iluminação. É um nível metafísico de existência no qual, mergulhado por si próprio e imerso na sua própria virtude, em seu sanctum celestiam, o estudante Rosacruz pode, finalmente, assumir a condição de Rosacruz e nela se comprazer. 

Por fim, a Paz Profunda é condição na qual um estudante da Senda Rosacruciana pode assumir sua condição de Rosacruz, na qual os véus dos mistério lhe são levantados. É o extremo oposto à morte, é onde começa a vida em todos os sentidos, emanada em todos os níveis. É a Paz Mental, o estado de iluminação da mente individual na qual ela se une à Grande Cosnciência Cósmica .

Fonte desconhecida, se souber entre em contato