terça-feira, 23 de junho de 2015

ORDENS ROSACRUZES: SOCIETAS ROSICRUCIANA IN ANGLIA (SRIA)


ORDENS ROSACRUZES:

SOCIETAS ROSICRUCIANA IN ANGLIA (SRIA)

A Societas Rosicruciana in Anglia e suas variantes "in Scotia", "in America", "SRICF" e outras do mesmo gênero, foi organizada por maçons descontentes com os ritos maçônicos então daquela época. Como toda outra organização "vísivel" está baseada em livros e autores mais antigos sobre magia, tarô, geomancia, astrologia e fenômenos "espíritas". De rosacruz efetivamente nada têm. apesar de levar seu nome e tentar fixar raízes mais antigas. Interessante notar que um de seus membros fundou a conhecida ordem mágica chamada GOLDEN DAWN, onde supostamente terial achado um escrito e instruções de uma certa "Anne Sprenghel" contendo informações sobre a ordem; o que sabemos ser uma farsa criada pelos fundadores da Golden Dawn para criar sua ordem, assim como foi criada a própria SRIA. A SRIA porém é restrita desde então a maçons "regulares", já a Golden Dawn (onde há grande similaridade entre os nomes dos graus) é aberta a homens e mulheres. No meio ocultista é vista apenas como mais um clube de maçons, já que seu conteúdo não é maior que a fama de mistério que ela mesma se faz, e encontra-se em qualquer curso aberto e gratuito pela internet, ou em uma dos diversos ramos irrgulares da Golden Dawn.

Esse grupo maçônico além de criar a sua pópria "rosacruz", investiram na criação de sua própria ordem martinista, obviamente restrita aqueles maçons, nomeando-a como Hermetic Order of Martinists ou H.O.M., que nada mais é que o mesmno grupo da maçonaria inglesa, presente na SRIA e agora no martinismo.

Não há representantes no Brasil, nem previsão que tenha, já que por jurisdição territorial estaria sob a orientação da SRICF ou "Societas Rosicruciana in Civitatibus Foederatis" ou a "SRIA americana". Essa já presente no Brasil porém em uma das potências brasileiras "ainda não reconhecida" pela "maçonaria regular inglesa", assuntos de territoriedade, reconhecimento, regularidade e política maçônica que não nos cabem nesse contexto sobre o rosacrucianismo.

Fonte: desconhecida 

Para saber mais visite: S.R.I.Anglia e SRICF